MARCAR PALAVRA-CHAVE
GRIFAR TEXTOS
- Não
grifar parágrafos inteiros, pois longos trechos marcados impedem que se
recuperem rapidamente as ideias essenciais.
- Nem todos os parágrafos apresentam ideias que precisam ser grifadas, já que muitas vezes os autores repetem concepções ou tentam explicá-las com exemplos. - Antes de grifar, é importante ler o texto inteiro pelo menos uma vez para perceber como ele está organizado.
a) cada uma das partes essenciais;
b) a progressão em que elas se sucedem;
c) a correlação que o texto estabelece entre cada uma dessas partes.
- Escrever sínteses no quadro e cortar redundâncias.
- Nem todos os parágrafos apresentam ideias que precisam ser grifadas, já que muitas vezes os autores repetem concepções ou tentam explicá-las com exemplos. - Antes de grifar, é importante ler o texto inteiro pelo menos uma vez para perceber como ele está organizado.
a) cada uma das partes essenciais;
b) a progressão em que elas se sucedem;
c) a correlação que o texto estabelece entre cada uma dessas partes.
- Escrever sínteses no quadro e cortar redundâncias.
RESUMIR
Resumir
não é apenas copiar alguns trechos nem citar o início de cada parágrafo, mas
condensar fielmente as ideias ou os fatos contidos em uma produção maior sem
perder de vista:
Dicas
•Perguntar-se:
do que trata o texto?
•Procurar
entender o
sentido de frases mais longas, com inversões ou com elementos ocultos.
•Escrever
o resumo com as próprias palavras, explicitando a lógica de
suas anotações.
FICHAR
•É
o
registro de dados relevantes sobre algum tema ou assunto, conforme os objetivos
da leitura. Se no resumo recupera-se a totalidade do texto principal, no
fichamento há seleção, organização e registro de informações para atender a
objetivos específicos de leitura.
FAZER PARÁFRASE
•Parte
mais importante do mundo acadêmico.
•Usa-se
quando se quer escrever um texto com base em outro para torná-lo mais
compreensível ou apresentar um novo enfoque. Em uma paráfrase, é possível
ampliar ou reduzir uma passagem, traduzi-la em uma linguagem mais simples ou
interpretá-la.
O
que pode ajudar?
- Fazer explanações orais dos textos
lidos antes da produção da paráfrase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário